A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da sua empresa é muito importante pois define algumas coisas importantes sobre o seu negócio, por exemplo, se você poderá ser enquadrado no Simples Nacional. Se você precisa entender como funciona a classificação da sua empresa, este post vai te ajudar a compreender como funciona o CNAE e se você está enquadrado corretamente. Ainda, se você está iniciando um negócio e precisa classificar sua empresa no CNAE correto, este artigo irá desembaralhar qualquer confusão que você esteja fazendo sobre esta classificação.

O que é CNAE?

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), é uma lista que contém diversos códigos de atividades econômicas com critérios utilizados para realizar o enquadramento das empresas no código correto. Esta listagem foi criada com intuito de formalizar um padrão nacional para categorização de empresas pelos órgãos.

A quem se aplica o CNAE?

Se aplica a CNAE para todas pessoas (físicas ou jurídicas) que produzem bens e serviços. Desta forma, empresas e instituições privadas ou públicas são incluídas no CNAE, sejam elas do meio rural como empreendimentos agrícolas ou organizações sem fins lucrativos e autônomos.

Como saber qual a minha classificação (CNAE)?

Se você precisa saber qual é a código CNAE da sua empresa, será necessário consultar a tabela CNAE e verificar a atividade econômica principal e também as atividades econômicas secundárias (se for o caso). Para isto, siga este passo-a-passo:

  1. Acesse a CNAE-Fiscal no site do IBGE(tabela CNAE).
  2. Clique em Estrutura.
  3. Agora que você tem acesso a uma divisão de seções do CNAE. Neste momento, você irá selecionar a seção, a divisão, o grupo e a classe que melhor descrevam a atividade da sua empresa, chegando assim a sua CNAE-Fiscal, que tem sete números.

Note, no exemplo abaixo, que o próprio site do IBGE traz algumas informações a respeito desta classificação (CNAE). Inclusive algumas CNAE próximas que podem ser a sua correta:

cnae6

Quais CNAEs podem optar pelo Simples Nacional?

Uma vez que você já saiba o seu CNAE, caso você queira optar pelo Simples Nacional, é necessário saber se tal CNAE pode ser enquadrada no Simples. Para fazer isto será necessário consultar a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional no site da Receita Federal. Ao abrir a resolução, verifique o Anexo VI onde constam todos os códigos CNAE que não podem optar pelo Simples Nacional.

Tabela CNAE:

Você pode também consultar esta tabela no site do IBGE

Fonte: Quanto Sobra